Devocional 6/2014 - DE PRÍNCIPE DE DEUS A PALHAÇO DOS FILISTEUS

19/07/2014 17:59

Elaborado a partir da ministração da Palavra realizada pelo Ap. Fábio Morelli, dia 09.02.2014

Base Bíblica: Juízes 13:2-5:24 – Havia um homem de Zorá, chamado Manoá, do grupo de famílias da tribo de Dã. Ele tinha uma mulher que era estéril. Então, um dia, apareceu o anjo do Senhor à mulher de Manoá, e disse a ela: “Até agora você não pode ter filhos, mas agora você vai engravidar e dar à luz um filho. Cuidado, porém, para que ele não beba vinho nem qualquer bebida alcoólica, e não coma comida declarada impura pela lei. O cabelo do filho que você vai ter nunca poderá ser cortado, porque ele será nazireu, servo de Deus, especialmente consagrado desde o nascimento; e ele iniciará a libertação de Israel do domínio dos filisteus”. (...) A mulher deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e foi abençoado por Deus, e o Espírito do Senhor começou a agir nele sempre que ia a Maané-Dã, entre as cidades de Zorá e Estaol.

 

Sansão foi um homem especialmente ungido por Deus desde o ventre de sua mãe. Seu destino foi traçado de modo a honrar e glorificar ao Senhor. Quem um dia imaginou que haveria um homem com a força de Sansão? O talento que estava sobre ele era único e, por isso mesmo, não havia na terra quem pudesse derrota-lo.  A menos que ele mesmo permitisse!

QUANTOS TALENTOS HÁ SOBRE AS NOSSAS VIDAS E QUE NOS FORAM DADOS PELO PRÓPRIO DEUS PARA QUE POSSAMOS HONRÁ-LO E GLORIFICÁ-LO, MAS QUE ESTÃO GUARDADOS EM UMA GAVETA? – Sua vida tem um propósito muito especial para ser cumprido aqui na terra! Você poderia nascer em qualquer época da história, mas o Senhor escolheu exatamente este tempo, século XXI. Busque dentro de você aquilo que está guardado e apresente a Deus. Não esconda seu talento! Vidas podem depender dele!

 

Mas é claro que o inimigo não ficaria quieto vendo tão grande homem sendo usado por Deus e causando tantos estragos em “seu” espaço. Satanás usou da fraqueza de Sansão, a queda por mulheres, para entrar em sua vida e tentar destruí-lo. Uma mulher chamada Dalila conquistou seu coração e esta, sendo corrompida pela oferta de receber muito dinheiro se descobrisse o segredo da força de Sansão, foi a pedra de tropeço em sua caminhada.

SATANÁS SABE QUE OS TALENTOS QUE O SENHOR NOS DEU SÃO PARA RECONQUISTAR O GOVERNO DE DEUS AQUI NA TERRA E TOMAR DELE AQUILO QUE UM DIA VEIO PARAR EM SUAS MÃOS. CUIDADO! REDOBRE A ATENÇÃO! UMA DE SUAS ESTRATÉGIAS É USAR SUAS FRAQUEZAS PARA TE DESVIAR DO CAMINHO. NÃO CEDA EM NENHUM MOMENTO, MESMO QUE DOA NA CARNE!

 

                Dalila foi usada para descobrir o segredo de Sansão e mesmo tendo conseguido dribla-la muitas vezes, chegou um momento que ele estava esgotado de tanta insistência e revelou que a fonte de sua força estava em seus cabelos. Ela chamou os filisteus para prendê-lo! Antes que Sansão tivesse tempo de reagir, percebeu que o Senhor não estava mais com ele. Dalila havia cortado seus cabelos!

AINDA QUE O INIMIGO TE LEVE AO ESGOTAMENTO, COMPREENDA QUE O DEUS QUE ESTÁ EM SUA VIDA E QUE PODE TE FORTALECER, É MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER ATAQUE DAS TREVAS. NUNCA REVELE SEUS SEGREDOS! O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ, É UM SEGREDO, E NÃO DEVE SER CONTADO A NINGUÉM! SUA VIDA ESPIRITUAL PODE DEPENDER DESSE CUIDADO!

 

                Sansão foi preso pelos filisteus. Sofreu humilhações e maus tratos, e foi zombado de todas as maneiras como alguém que um dia era invencível e agora estava naquela situação. O nome do Senhor foi desonrado e eles deram a glória por terem conseguido destruir Sansão ao deus Dagom. Mas na prisão, o cabelo de Sansão voltou a crescer, e o inimigo não prestou atenção neste detalhe. Sansão compreendeu o erro que tinha cometido e pediu a Deus que lhe desse mais uma chance de honrar o Seu nome, e destruir os filisteus. O Senhor deu esta graça a Sansão e a bíblia diz que tendo ele derrubado a coluna mestra que sustentava o templo pagão, matou mais filisteus ali do que havia matado antes. Sansão pagou um preço por sua desobediência e perdeu sua própria vida, mas conseguiu dar a volta por cima e mais uma vez ser usado para honrar e glorificar o nome do Senhor!

 

REFLITA:

Leia a história completa de Sansão no livro de Juízes, capítulos 13 a 16, e reflita sobre as lições que o Senhor nos deixou. Se houve algo que você não deu atenção e hoje está colhendo as consequências disso, renda-se a Deus e creia que Ele ainda pode mudar o rumo das coisas. Peça mais uma chance a Ele, vá até a coluna mestra e dê a volta por cima!

NÃO BRINQUE DE SER CRISTÃO! O RESULTADO PODE SER DESASTROSO!

Ore e ouça a voz do Espírito Santo em seu coração. Se o Senhor está nos alertando é porque ainda há chance de mudarmos a situação. Confie Nele e creia que Ele tem o melhor para a sua vida! Deus te abençoe!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!